Vespa-do-mar: inimiga mortal dos banhistas
Seu veneno é capaz de matar até 60 pessoas em menos de meia hora.
Foto: Guido Gautsch
Vespa-do-mar
Vespa-do-mar
Considerada um dos animais mais venenosos do mundo, a Vespa-do-mar, de nome científico Chinorex fleckeri, é parente próximo das medusas, pertencendo ambas à ordem cnidário. Habita as zonas vizinhas das costas do norte da Austrália e do sudeste Asiático.
Costumam se alimentar de pequenos peixes e crustáceos. Sua aparência é bem atrativa e seus tentáculos podem chegar a medir até 5 metros de comprimento (o que lhe da condição de ser um animal grande). Mas o que assusta nas Vespas-do-mar não é o seu tamanho, mas sim o seu potente veneno.
Presentes em seus tentáculos, os cerca de 20.000 nematocistos (células repletas de veneno) é capaz de matar uma pessoa em 2 minutos. Mas isso não é nada! Ela também pode “derrubar” um animal com aproximadamente 3.500 quilos e ainda levar 60 pessoas adultas ao óbito em menos de 30 minutos.
Essas substâncias tóxicas são liberadas através de seus tentáculos com o mínimo de contato possível na pele da pessoa. Elas se dissolvem nos glóbulos vermelhos do sangue, provocando a imediata parada cardíaca e respiratória da vítima. Com o coração anestesiado, não se tem tempo nem de socorrê-la.
Recomendações como respiração artificial, massagem cardíaca e aplicação de vinagre no local do ataque não mudam o quadro de 3 mortes a cada 10 pessoas. As que permanecem vivas sentem dores intensas durante e semanas e ainda levarão pro resto de suas vidas a cicatriz do acidente.
Portanto, banhista das regiões onde há Vespas-do-mar, muito cuidado! Quando menos se espera, pode ser tarde demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário